top of page

“Não tenho interesse em mais nada” e a farofada das redes sociais

Ontem conversei por horas com um amigo e eu debati com ele alguns mini passos que dou para me sentir interessada pela vida, mesmo em cenários tão desinteressantes. E eu não vou falar nada muito além do óbvio: nos acostumamos a receber tudo nas telas e deixamos de ser CURIOSOS. Não parecemos mais interessados em destrinchar novas ideias, assuntos, vivências — seja sozinho ou com o outro. E digo tudo no plural porque estou afogada nesse contexto.

Compartilho aqui a pequena estratégia que venho usando para sair das telas e me interessar por novos e diferentes assuntos:


  1. Assistir TEDTalks. Os temas são diversos e os vídeos curtos. Em vez de abrir um app social de vídeos, eu abro o TEDTalk e tento assistir pelo menos 1 vídeo antes de voltar para as redes.

  2. Sair da minha zona de interesses (mas não muito!). Todos temos alguns assuntos de preferência, mas que tal ouvir sobre algo que você NUNCA ouviu falar antes? E pode ser dentro do tema que você gosta. Eu não comecei a estudar exatas, mas estou explorando diversas áreas das humanas que conversam com áreas das biológicas.

  3. Exercitar a curiosidade: escolha algo para entender melhor todo dia ou toda semana. Essa dica eu ouvi várias vezes durante a vida, principalmente de pessoas que falavam sobre “envelhecer bem”. Bom, se quisermos ser adultos bons da cabeça, melhor achar a sua versão de ler uma palavra e seu significado por dia no dicionário. Pesquisar um “o que é?”, “onde tem?”, “como faz?” fora do ticoteco é mais fácil do que você imagina!!!


Funciona? Funciona. É gradual? Sim. Vou trocar 100% as redes por livros? Não.

É preciso se ter um interesse maior para viver do que postar, repostar e engajar. É preciso voltar a ter interesse no outro, nos outros e nas coisas.

Concorda?

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page